DPV

Mergulhador com um rebreather Russo IDA71, montado num Protei 5, portando um Rifle de Assalto Submarino APS Russo

Um Diver Propulsion Vehicle (Veículo de Propulsão para Mergulhado) ou DPV, também conhecido no Brasil como ‘Scooter’ é um dos itens do equipamento de mergulho, usado por mergulhadores autônomos para aumentar sua área de ação enquanto submersos, onde sua resistência física é restrita devido à limitação de disponibilidade de gás para respiração e necessidade de evitar doença descompressiva.

Um DPV geralmente consiste de um motor elétrico, alimentado por bateria, que move uma hélice. Esta máquina deveria ser desenhada para evitar alguns problemas de operação previsíveis:

  • Deveria ter flutuabilidade neutra na água.
  • O mergulhador não poderia acionar acidentalmente o motor.
  • A hélice deveria estar protegida de forma a não ferir o mergulhador, seu equipamento ou a vida marinha.

DPVs são úteis para jornadas longas em profundidade constante onde a navegação é fácil. Em geral mergulhadores de caverna e mergulhadores técnicos usam DPV. A máquina ajuda mover o conjunto de equipamentos que o mergulhador leva consigo, além de otimizar o curto período de tempo submerso devido ao maior tempo de descompressão necessário para mergulhos profundos.

Para muitos mergulhadores recreativos, DPVs podem não são úteis. O controle de flutuabilidade é vital para a segurança do mergulhador e o DPV, potencialmente dificulta o controle, o que pode causar barotraumas devido a subidas e descidas rápidas. Navegação em uma visibilidade menor que 5 metros, usando um DPV, pode ser uma tarefa difícil. Além do mais, muitas formas de vida marinha, pequenas e bem camufladas ou escondidas, só podem ser vistas por mergulhadores que se movem lenta e vigilantemente.


© MMXXIII Rich X Search. We shall prevail. All rights reserved. Rich X Search